Um dos destinos mais visitados no Brasil, Minas Gerais tem encantado o mundo: em meio a paisagens deslumbrantes, suas rotas são como uma viagem pelo tempo, por culturas e saberes de outrora. Para falar mais sobre as rotas mineiras e do papel do audiovisual para o seu fortalecimento, convidamos Márcia Fonseca, analista de marketing do Sebrae-MG.
As novas rotas turísticas de Minas buscam ir além das belezas naturais do estado, oferecem diversidade e autenticidade. De que maneira a história, as tradições, a arte e a gastronomia mineira moldam essas experiências?
As rotas conectam o visitante ao modo de viver mineiro, revelando saberes, sabores e memórias que fazem do turismo não apenas um passeio, mas um encontro com a cultura do estado. Devido à sua extensão, Minas Gerais conta com povos, culturas e histórias diferentes, mas que se conectam umas com as outras de um jeito peculiar. E as experiências que compõem as rotas turísticas do estado ilustram bem o que o mineiro oferece de melhor: hospitalidade, calor humano e simplicidade.

Minas Gerais é um dos estados que mais cresce no turismo, é o segundo destino mais procurado no Brasil, segundo o IBGE. A que você atribui esse crescimento, pensando na influência das novas rotas, mas indo além delas também?
A expansão do turismo em Minas Gerais é explicada por uma combinação de fatores, incluindo seus atrativos naturais, gastronômicos e culturais, parcerias bem-sucedidas entre o poder público e a iniciativa privada, investimentos em infraestrutura e políticas públicas eficazes. A atuação de destaque do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado, Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (Secult-MG) contribui efetivamente para a promoção estratégica dos destinos mineiros. A participação em grandes eventos do país e a capacitação dos diversos atores ampliam as oportunidades e atraem um número crescente de visitantes para o estado.

Parceira de longa data do Sebrae-MG, a NITRO tem documentado uma parte importante dos destinos turísticos. Neste ano, foram as rotas do Canastra, do Serro e do Sul de Minas. Como as histórias visuais realizadas pelo coletivo contribuem para dar visibilidade ao turismo mineiro e mostrar o seu diferencial?
O turismo no estado vive um momento de crescimento e afirmação, com reflexo no número de visitantes e no aumento do PIB mineiro. Nosso território une natureza, cultura e gastronomia e conta com experiências diferenciadas, que conquistam cada vez mais os turistas e gera desenvolvimento para as comunidades. Os documentários produzidos pela Nitro comprovam, por meio das cores das paisagens e no rico depoimento dos empreendedores, o quanto Minas Gerais se torna cada vez mais protagonista país ao fomentar o turismo de experiência associado à produção e a valorização dos produtos e destinos.
